segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Eu e alguns alunos representaremos o Lições de Cidadania no Centro de Referência em Direitos Humanos para discutir uma pauta de assuntos para o Sistema Carcerário/RN


Daniela Bezerra Rodrigues, Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos, projeto de extensão da UFRN, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foi convidado pelo Ministério Publico para participar de uma reunião interinstitucional, a realizar-se no próximo dia 20, quinta-feira. O objetivo do encontro é discutir as estratégias de ação voltadas ao enfrentamento do problema do sistema penitenciário estadual.
A reunião proposta pelo CRDH tem o objetivo de conhecer as ações de extensão e levantar as principais violações de direitos humanos identificadas por cada projeto. Tendo em vista a atuação direta dessas iniciativas no sistema penitenciário, gostaríamos de consolidar uma posição institucional acerca dessa realidade, através da proposição de soluções a curto, médio e longo prazo a serem apresentadas na reunião com o Ministério Público.
Considerando que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem atuado de modo efetivo na realidade do sistema prisional, através de seus programas e projetos de extensão, o Projeto Lições de Cidadania em Ambiente Penitenciário foi convidado para participar de uma reunião para discutir a questão carcerária no Estado com vistas a prepara uma pauta prévia de constatações.
Como Coordenador do Projeto Lições de Cidadania em Ambiente Penitenciário, registramos nossa satisfação com o convite, especialmente  porque mantemos um monitoramento  das questões penitenciárias, fazendo ligação entre o que se discute e o que se faz efetivamente pela Justiça Penal no Estado.

CONCHEÇA O CRDH:

Criado para fortalecer o cenário de promoção e defesa dos direitos humanos no Estado do Rio Grande do Norte, o CRDH tem recebido inúmeras denúncias e demandas de violações de direitos de diversos segmentos populacionais, incluindo as pessoas mantidas em unidades de privação de liberdade do Estado.
Especificamente em relação a atual situação do Sistema Penitenciário, verificou-se uma série de irregularidades na execução da pena privativa de liberdade, que têm culminado com a violação da quase totalidade dos direitos assegurados aos encarcerados.
Ressaltamos a importância da reunião, como um espaço de construção de diálogos e intervenções consonantes com a defesa intransigente dos direitos humanos no cárcere





Nenhum comentário: