sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Um filme que antecipa a criminologia nazista? Como a sociedade reage ao temor de um desvio? M., o filme que marca o início de um gênero, responde à pergunta com a história de uma histeria coletiva em torno de um serial killer



M. é a obra prima do diretor cinematrográfico Fritz Lang, dando início em 1931 aos filmes de criminosos seriais. A obra é atual e mostra um retrato  da sociedade e também da "criminologia administrativa" da época com seus métodos de investigação. O filme se inspira em um serial killer real,  Peter Kürten, o vampiro de  Düsseldorf. Chamou-se "vampiro" porque bebia o sangue das vítimas. 



No filme,  a polícia sai em busca de um  criminoso pedófilo e encontra vários outros criminosos no caminho; assim o próprio crime organizado da cidade também se vê incomodado com a ação policial e também começa a investigar o autor dos crimes em série. Como Kürten, o criminoso do filme é encontrado.... Mostra-se assim como uma sociedade se organiza para reagir ao temor de um crime que está em toda parte.


 Relacionando judeus a impulsos sexuais, a história do filme antecipa um momento antisemita da criminologia que será dominante - como escreve  Nicole Rafter num artigo sobre a criminologia nazi. 


Assista aos comentários de um cinéfilo do New York Times:





Todo o filme pode ser visto no youtube; veja algumas cenas:


Nenhum comentário: