sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O luxo contra o crime. Ceará inaugura “carroça de ouro para cavalo de pau”


24 11 2007

sw4.jpg

O combate à criminalidade é coisa de luxo no Ceará. Fico admirado com o engenho de nossos políticos na luta contra a criminalidade. O Estado resolveu adotar o programa “Ronda do Quarteirão”, mas que muito bem poderia chamar-se “Carroça de ouro para cavalo de pau”. Explico como funciona esta idéia simples. Pega-se um policial com o pior salário do Brasil e, com o dinheiro que dá pra comprar 6 viaturas populares, compre um super carro de luxo.

O Estado do Ceará já recebeu as primeiras das 200 viaturas TOYOTA SW4. Cada veículo custou em torno de R$ 150 mil reais para o Estado. O acabamento é de luxo e o câmbio automático.

Os camburões são para inglês ver, isto porque a policial cearense esta entre os que recebem os piores salários do Brasil . A questão das viaturas de luxo motivou protestos e até uma ação na Justiça. A Nissan, que perdeu a licitação, oferecia o X-terra pelo preço de R$ 122 mil, mas o carro foi recusado por não ter câmbio automático.

O bom senso ficou de fora. A criminalidade pode ser combatida indiretamente por diversos meios, desde o emprego da educação até a aplicação do Direito Penal. Ainda não vi nenhuma pesquisa afirmando que veículos de luxo ajudem a combater a criminalidade.

A TV RECORD iniciou uma campanha contra a criminalidade. O título da campanha “é o que vamos fazer?” Tenho uma dica: que tal moralizar os gastos públicos?

O camburão do governador Cid Gomes é uma gaiola de ouro que não dá de comer a canário. No Ceará, toda prisão agora é em grande estilo!

O site da campanha é: oquevamosfazer@ressoar.org.b.

9 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos acabar com o fisiologismo brasileiro;
essa mentira de que temos um estrado que nos co-
bra impostos e nos devolve benefícios: precisamos
de saúde, não tem; precisamos de educaçao, não
tem; precisamos de segurança, nããããããão tem! Ou
seja, em apenas tres necessidades básicas do ci-dadão cem por cento nos é negado pelo nosso que-
rido estado brasileiro. É PRECISO MUDAAR TUDO.
TUDO ESTÁ ERRADO. ESSE MALDITO CÓDIGO PENAL FAVO=
RECE A CRIMINALIDADE - P R E C I S A M OS DE
P R I S Ã O P E R P É T U A U R G E N T E!!!

Anônimo disse...

Prezado Fábio,

Eu, cearense, me sinto envergonhado com essa situação ocorrida no estado onde nasci.
Acompanhei, na época, toda a discussão acerca desse ato de abusividade com o dinheiro público que foi a compra desses automóveis de luxo.
Isso porque, segundo eles, somente a TOYOTA preencheria todos os requisitos para o perfil desse tipo de automóvel que eles queriam.
A matéria repercutiu nacionamente. E mesmo assim o procedimento seguiu e a Ronda do Quarteirão está lá, passando pelas ruas de Fortaleza exibindo a beleza, a estética de sua rota de carros importados.
Isso é um verdadeiro descaso com a sociedade, com o dinheiro público.
O Projeto é até viável. Mas precisava ser com essas carroças de ouro?
No Rio de Janeiro, onde os índices de violência são bem maiores, são utilizados carros S-10, da Chevrolet. Não tenho dúvidas que eles preencheriam os requesitos para a Ronda do Quarteirão bem como sairia bem menos oneroso para os cofres públicos.

Até quando...

Anônimo disse...

boxa direito humano broibido manta ladrao


quato era a digamente e cadeia ou cimeterio

eu que ri que ele roubasi eles....



que pais esse?

Unknown disse...

nos vamos fazer para caba boca de fumos..

Unknown disse...

olha meu estado do para divia enveti mais seguraça bluplica

isso vai vira calsus isso povo vai quero regi sim

Unknown disse...

isso vai meta morto no estdo do para
e aqui isso gente bodi sai de casa mais
nao quedo mais a jude nos

Unknown disse...

porque tem festa liga pra policia nao feche
ai perga pra nao fecha eles pega dinheiro 20 reis

50 reis

agora tem grupo de esteminho a gora dis que tem policia nomeio sera falta ao meto nos salario?

sera porque?

Anônimo disse...

precisamos melhorar os comentarios, sobre, maconha... Pois os jovens da sua inocencia com apenas 10 a 15,, querem só experinenta,,, mas qdo a familia descobre , pode ser tarde. Oque fazer ou fala com os nosos filhos,, mas do já falamos e mostramos na realidade? E ainda achão que não acontecerá daquele jeito que ´mostramos a eles;;; Estou ficando louca para ter o meu filho o mais de min;; mas a turma da mac é grande! O VOU FAZER PARA ELE NÃO ENTRA NESTE MUNDO PERDIDO?

Anônimo disse...

Anonimo disse: num País que os candidatos as eleições tem processos de inprobabilidade administrativa(roubo a cofres Publicos)podem ainda assim serem candidatos o que mais esperar?