sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Universia: 4 dicas para transformar uma aula ruim



23/08/2012
Para transformar uma aula ruim, educadores e estudantes devem ser honestos, transparentes e parceiros. Confira 4 dicas para mudar essa situação

Uma aula ruim acontece quando não há química entre alunos e professores e a matéria parece muito mais complicada do que realmente é

Todo aluno e professor já passaram ou irão passar pela experiência de uma aula ruim. Acontece quando não há química entre alunos e professores e a matéria parece muito mais complicada e enfadonha do que verdadeiramente é. O professor luta para envolver os alunos nas atividades e estes tentam ao máximo entender o que o professor procura explicar, mas sem resultados positivos. Para transformar essa situação, educadores e estudantes devem ser honestos, transparentes e parceiros. Não há como resolver o problema se uma das partes não se dispuser a ajudar.

Confira a seguir as 4 dicas que separamos para transformar uma aula ruim em algo bom que possa aproveitar o conhecimento de maneira divertida, envolvente e dinâmica:

4 dicas para transformar uma aula ruim: 1 - Converse sobre suas frustrações

Aluno: Se você está desanimado com a aula e não consegue mais sustentar o ambiente da sala com esse problema, converse sobre suas frustrações com o professor. Indique esses problemas durante o intervalo, por exemplo, e não leve outros colegas com você. Deixe que cada aluno tome sua própria iniciativa. Dessa forma você será mais objetivo e específico.

4 dicas para transformar uma aula ruim: 2 – Reúna a classe

Professor: Notou que há problemas com a aula que não consegue resolver sozinho ou seus alunos expressão frustrações por conta dessas dificuldades? Não espere muito tempo, reúna a classe e juntos procurem solucionar a situação. Explique seu ponto de vista para os estudantes e tente escutar aquilo que eles também têm a dizer.

4 dicas para transformar uma aula ruim: 3 - Se você não se sente seguro

Aluno: Se você não se sente seguro suficiente para conversar diretamente com seu professor, procure por outras pessoas responsáveis na escola que podem ajudar você. Pode ser um coordenador ou diretor, ou até mesmo o representante da sua sala. O importante é que você esclareça todos os pontos da situação e mostre disposição para resolver os problemas juntamente com seus colegas.

4 dicas para transformar uma aula ruim: 4 - Procure pela ajuda de outros colegas

Professor: Pode acontecer que a situação não se resolva e a aula piore. Nesse caso, é recomendável que você converse com outros professores e coordenadores para encontrar a melhor solução. Eles podem fornecer a experiência e didática que você não teve até o momento para lidar com os alunos. Busque por professores que já lidaram com essa sala e procure saber como foram as aulas.



Nenhum comentário:

Discount Watches on Sale - Starting at $250!

...