terça-feira, 29 de setembro de 2009

Do crime sexual em Chicago às Olimpíadas no Rio: Em casa de papudos, não se fala em papos

O Rio de Janeiro está concorrendo com a cidade de Chicago para sediar as olimpíadas. A decisão sai esta semana.

Os habitantes de Chicago não querem nem saber das Olimpíadas. O governo local teve que fazer um seguro para garantir que não haverá estouro nas contas públicas. No Rio, a população segue em sentido contrário, na esperança de que o evento venha para o Brasil.
Enquanto não resolvida a questão da criminalidade e a camada pré-sal não começar a dar lucro, sou contra qualquer evento desta magnitude no Brasil, incluindo aí a copa do mundo. Por que não um esforço nacional para resolver a questão da Educação?
Bem, ao passo em que Chicago pode ser reconhecida como o berço dos estudos da criminalidade urbana, tendo uma escola criminológica que leva seu nome, o Rio continua a desejar neste aspecto e ainda está longe de resolver seu problema com a segurança.
Ainda em Chicado, sempre acho interessante visitar o site EveryBlock's Chicago (http://chicago.everyblock.com/crime/). Nele há uma seção para crimes, atualizada diariamente e que apresenta relatórios sobre a criminalidade na cidade.
Hoje, para "sentir " um pouco os estudos práticos da Escola de Chicago, analisei os relatórios diários da criminalidade na cidade. Os caras são bons nisso. Nos últimos 30 dias, o dia mais violento em Chicago foi o dia 11 de setembro de 2009, quando aconteceram 1.239 crimes! 11 de setembro? Sei lá o motivo... Continuo no site.. Pude saber inclusive os índices de criminalidade por bairros e, utilizando-se de filtros, foi possível criar relatórios personalizados. A Escola de Chicago sabe o que faz para combater o crime...
No site peguei ainda uma lista de 1011 crimes que acontecerem no dia 19 de setembro, outro dia violento. Nesse dia, aconteceu um crime sexual no endereço 3500 block N. Harlem Ave. O site dá até o mapinha do local do crime. É um restaurante! Ah, um dia poderia ir lá e saber o que eles servem... Este é o caso HR551363, que aconteceu às 5 p.m. Estaria aberto o restaurante?
Em geral, a lista de crimes do dia 19 inclui crimes como assalto sem arma, vandalismo, posse de entorpecentes, roubo de veículos e ocorrência de pessoas desaparecidas. Tudo muito tranquilo, avalio.

À luz dos "velhos tempos de criminalidade", Chicago é uma cidade "decadente," muito longe dos tempos em que por vinte anos Al Capone foi chefe da máfia local. Um dos crimes mais bárbaros da cidade foi o conhecido "massacre de São Valentim", acontecido em 1929, no qual 7 inimigos de Al Capone foram mortos. Que massacre! Se fosse no Brasil, seria uma malorinha...
Em 2007, o governador do Rio foi à Colômbia conhecer as experiências desta cidade na área de segurança. Não lhe avisaram que muitas das experiências da Colômbia em segurança são aplicações práticas da Escola de Chicago, da primeira quadra do século passado.

Pensando bem, talvez fosse bom que o Rio sediasse uma Olimpíada....

Em Chicago, qualquer crime é um grande acontecimento. No Brasil, as Olimpíadas são o nosso grande acontecer.

Vai a lista de alguns crimes que aconteceram em Chicago no dia 19/09:

PS: o resto da lista está no site.
Quer saber mais sobre o caso HR551363? O site tem um campo que lhe põe em contato direto com a polícia de Chicago!

Nenhum comentário: