domingo, 23 de novembro de 2008

As vidas paralelas de Zizek



SLAVOJ ZIZEK é aquele filósofo contemporâneo conhecido entre outras coisas por ter se "casado" com a "modelo" Argentina Mazel Tov. Segundo fiquei sabendo, Zizek ainda continua casado com sua esposa original, mas estabeleceu uma união paralela com Mazel. São as vidas paralelas de Zizek...

Pois é, seu Zé, digo, Zizek, e dona Mazé, digo, Mazel... Vocês estão desfrutando esta união paralela numa boa...

Zizek, este filósofo "estalinista ortodoxo lacaniano, dogmático e nada dialogante", como ele próprio se autodenomia, publicou no Le Monde um artigo intitulado “Democracia ou barbárie digital”.

Neste texto, Zizek faz uma crítica ao ciberespaço, mostrando que as pessoas mostram-se na internet sem substância, assim como o café sem a cafeína. Assim, o filósofo passa a distinguir as pessoas reais das pessoas virtuais. Legal....

É mesmo,  existem pessoas aparentes e os reais. Podemos pensar assim nas substâncias das pessoas, reais e virtuais. Eu não estou aqui neste blog em carne e osso. A minha identidade virtual se sobrepõe neste momento à real.

Ariano Suassuna acredita que para a obra, pouco importa a opinião do escritor. No mundo virtual também pode ser assim. Pouco importa a substância e é justamente daí onde acredita Zizek que estamos numa era de barbéaaaaaaaarie.

Se não mais existe substância, digo que a substância é o virtual; o real é o virtual. Zizek, que acredita nos dois universos, ele próprio vive vidas paralelas. Qual delas é mais substância? Seria o Zizek casado com Mazel uma invenção de Zizek? Quem é Zizek?

Viva o virtual!

Nenhum comentário:

Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now!

  Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now! www.85off-lv.com