sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Um discurso de fim do ano à luz das ciências criminológicas


A chegada de um novo ano dá a liberdade para uma última reflexão criminológica. Interessa-me este marco de divisão 2012-2013. O “tempo” se afasta de nós como se estivéssemos separando o trigo da colheita ou criando duas realidades distintas. O que chega traz consigo a possibilidade de uma nova safra de sonhos. A consequência disso é a crença que entraremos em nova fase mí(s)tica. 13 é meu número da sorte!
2013 anuncia o ano de esperança, dando ao brasileiro o que ele finalmente merece. O que ele merece são mesmos as ofertas promocionais, que o convidam a pagar a primeira parcela da dívida apenas no próximo ano.
A ideia de o conceito de Estado Promocional, gestor do risco, podia muito bem ser pensada de outra forma. O Estado das Promoções como oferta e procura dos sonhos de consumo. O Natal resume-se agora a isso. A expansão da concepção promocional do Estado depende de uma “realidade criada”, ou seja, que traga ao cidadão a crença diariamente martelada de que os agentes públicos estão aperfeiçoando as condições de meio ambiente, saúde, consumo e ordem.
Nesse contexto, terminamos o ano com uma nova lei seca, nada mais promocional e reflexo da administratização do Direito Penal, em função de que o Estado imprime velocidade para usar abusivamente do gerenciamento dos “problemas sociais” (Baratta). É assim mesmo que 2013 teima em aparecer como um ano sem problemas sociais. Isso facilitaria o consumo dos bens de uma colheita que nem chegou? Esperem e já já estarão de volta a litúrgica ladainha dos “problemas sociais” e suas “soluções governamentáveis”. Inventamos a indústria das soluções! Já basta.
Como saindo de uma cartola de mágico, as normas penais vão surgindo para administrar os riscos cotidianos, cujo gestor chama-se Estado de Prevenção (DENNINGER). A sociedade de risco torna-se dessa forma caótica nos países periféricos, onde, mais do que em qualquer lugar, a impunidade é a regra do sistema, principalmente quanto aos crimes de colarinho branco.
O espetáculo da virada do ano é a prova de que processos complexos são capazes de mudar nossa visão sobre a realidade. Sobressaem neste momento a  confiança e a segurança que fazem a base da justificação do Estado Penal de Prevenção ou de Promoção. 
Isso tudo  ressalta a crença em um inquestionável “novo 2013”. Mas será que essa realidade não está apenas na imagem que fizeram colocar em nossas cabeças?

Nenhum comentário: