sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Hoje é Dia Latino-Americ pela Legalização do Aborto

Em defesa dos Direitos Reprodutivos da Mulher, reproduzo aqui postagem de blogueirasfeministas, recomendada por @lolaescreva



Blogagem coletiva pela Legalização do Aborto

Dia 28 de setembro é o Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização e Legalização do Aborto. A legalização do aborto é uma pauta sempre presente na luta do feminismo Brasileiro e neste ano com a vitória no STF pela decisão da interrupção da gravidez de fetos anencéfalos, achávamos que estaríamos mais próximas de termos o direito de decisão sobre nossos corpos.
Infelizmente o cenário atual não é dos mais animadores. A bancada cristã no congresso usa de todo o seu poder e influência para continuar regulando os corpos das mulheres. Junto com a bancada, veio uma grande onda de conservadorismo da população, reivindicando uma família “natural”, fazendo marchas “em defesa da vida” e cobrando dos vereadores, deputados, governadores, prefeitos, ministros, senadores e da presidente Dilma uma posição contra o aborto.
Apesar desse revés vemos com otimismo o Uruguai revendo a lei do aborto. A reforma do código penal é um momento estratégico para reivindicarmos novamente nossos direitos reprodutivos.
Manifestantes Uruguaias fazem protesto a favor da Descriminalização do Aborto.
O prêmio ganho pela pesquisa sobre o aborto no Brasil teve reconhecido seu método internacionalmente e mostra como no Brasil o aborto é mais que uma questão moral,  uma questão de saúde pública. O aborto já existe e é feito apesar de ser proibido. A criminalização do corpo da mulher por uma escolha dela não fez os números do aborto diminuírem. Resta ao poder público enxergar que ao focar seus esforços na informação e na legalização do aborto os números de morte materna serão reduzidos assim como o número de abortos também diminuiram em todos os países em que o aborto foi legalizado.
Por isso convidamos você a juntar-se a nós pelo direito de decidirmos sobre nossos corpos, sobre o rumo que queremos dar à nossos futuros. Participe conosco da blogagem coletiva que vai ao ar no dia 28/09, escreva seu texto e deixe o link aqui nos comentários e na sexta feira publicaremos os textos linkados.

Nenhum comentário: