quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Novas noticias do velho Woodstock

Lamento informar, o rock in Rio perdeu o ar de contracultura.
Há 42 anos, Woodstock fora anunciado como "Uma Exposição Aquariana de Paz e Música" não apenas pra muita coisa, mas pra tudo. E assim deu-se uma manifestacao  da contracultura que  marcou, mas que felizmente nao demarcou territorios. 
Foi assim tambem com o Rock in Rio; no inicio chegou como uma movimento "meio", meio para um fim politico de libertacao de uma classe de jovens, entre os quais me encontrava.  De tudo um pouco, ficou hoje apenas o pouco. O pouco que digo é a música, vazia de seu conteudo politico. 
Guardo aqui uma reportagem de Veja registrando o Woodstock.
Sao os meios de controle em vida! Magnifica!!!!!
 A reportagem começa dizendo q 400 000 hippies celebraram freneticamente o verão e pergunta entao: "Seria uma nova revolução cultural?".

 Completo a reportagem histórica 

Diz-se que os hippies não levam sua contestação ao ponto de desejar o controle da máquina social, para transformá-la, e a lei os trata com benevolência, como simples vagabundos inofensivos. "Garantimos os direitos dos que não querem corta seus cabelos ou tomar banho", sentenciou um juiz. Os milhares de crianças que abandonam suas prós-peras casas para se aninhar junto aos hippies são somados no livro de tragédias familiares (casos comuns de desaparecimento) e não na conta de lucros e perdas entre subversivos e Governo. Às vezes há um confronto violento, como na Convenção Democrática de Chicago, em 1968, com três mortos e centenas de feridos num choque entre estudantes (e yippies, os hippies radicais) e a polícia. Mas quando a sociedade se sente insegura, mesmo os hippies inofensivos as sustam. Por isso, já foram escorraçados de Portugal, da Espanha e da Guatemala, onde o chefe de Relações Públicas do Exército chamou-os de "inimigos irre-conciliáveis da higiene, cheios de parasitas e freqüentes portadores de doenças contagiosas (uma alusão às doenças venéreas e à hepatite, subprodutos do amor livre e das injeções de drogas). Por tudo isso, talvez, os hippies escolheram a ilha de Wight. A Inglaterra, além da Holanda» é o único país europeu onde o hippie não é importunado. Mas uma concentração de 200 000 deles poderia acabar de forma inesperada e os 150 policiais desarmados (segundo a tradição britânica) não escondiam seu pavor. 
Veja 54 de 17-09-69 

Os que hoje ja estao com netos e viveram o Woodstock talvez pudessem explicar como pequeno ficou o maior festival de rock da america latina.

Nenhum comentário: