Atualmente, estamos trabalhando no Projeto Lições de Cidadania com o documentário The Power of Nightmares para entender os processos mundiais na formação das ideias conservadoras. Interessante observar que o documentário também aborda a participação do Egito na formação e avanço do fundamentalismo.
A busca por uma criação do mundo melhor e o restabelecimento da autoridade são os temperos do documentário. Aborda a decadência da cultura americana e como o Egito se volta a este tema na luta contra individualismo; o Egito abortou os desejos individuais para em troca estabelecer uma luta graciosa entre bem e o mal. Ninguém ganhou a guerra, estamos vendo agora...
É importante notar no documentário como a cultura dos EUA invade o Egito e como isso leva aos abusos humanitários em busca da libertação de uma povo, que, como estamos vendo, nunca conseguira sair do estado da ignorância.
A criminalidade se relaciona com a discussão em torno do surgimento das políticas (também criminais) neoconservadoras. O documentário retrata como surgem as ideias conservadores e islâmicas radicais. Descobriremos como se formam estas duas correntes e o que Donald Rumsfeld tem a ver com o processo de difusão do medo coletivo.
No Egito, o crescimento da influência americana será a base para o surgimento das primeiras células fundamentalistas terroristas! Já estou quase contando o fim da história...
O resto assistam os sete episódios do documentário, cujos links foram publicados no blog do projeto Lições de cidadania em Ambiente Penitenciário <http://licoesufrn.blogspot.com/>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário