quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Estado penal e a sociedade de controle (livro)


A editora Revan lançou o livro "O Estado penal e a sociedade de controle".

O texto de divulgação do livro pela editora é a seguinte:

"A finalidade desta obra é analisar, através do programa Delegacia Legal do governo do estado do Rio de Janeiro, a sociedade de controle e o estado penal. Com recurso a uma pesquisa intervenção, desenvolveu-se uma cartografia das forças que atravessam tal programa e uma problematização da função demandada dos especialistas que o operam.

São especialmente focalizados, entre os especialistas, os psicólogos contratados para a aplicação do programa. Estes, com seus discursos de suposta neutralidade, objetividade e imparcialidade, legitimam a convergência, cada dia mais acentuada, das políticas penais às sociais.

A tendência mundial de redução das políticas sociais do Estado em decorrência do neoliberalismo e sua contrapartida necessária, o aumento vertiginosos do investimento nas políticas de segurança, produzem o que Loïc Wacquant e outros estudiosos de criminologia denominam estado penal. Através deste, mecanismos disciplinares e de controle conduzem à gestão da força de trabalho excedente.

O livro sustenta a visão de que a insegurança pessoal e social encontrada no mundo contemporâneo é alimentada por essa política repressiva de gestão da oferta de mão-de-obra. Daí decorrem a instalação de um estado penal em detrimento de dispêndios na área social, a dominância de subjetividades na política de repressão policial, a ameaça permanente de condenar a população trabalhadora à condição de consumidor falho, de habitante descartável.

Sem problematizar essas questões, a mídia em geral, de forma simples e conveniente, vem associando a insegurança pessoal e social à violência urbana e esta, historicamente, à pobreza. Isso forma o tripé homicida insegurança/pobreza/violência, que dizima parte da população jovem, pobre e negra do estado do Rio de Janeiro nos dias atuais".

Sobre o autor:

Psicólogo, mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é psicólogo da Casa de Apoio a Criança com Câncer Santa Teresa e coordenador do projeto Florescer do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis - CDDH.

Compre o livro:

Estado Penal E A Sociedade De Controle, O (em Portugues) (2009)
RODRIGUES, RAFAEL COELHO

REVAN

CIÊNCIAS SOCIAIS

Preço R$ 29,00

16 x 23 cm

168 Pg

200 g

Nenhum comentário: