domingo, 7 de dezembro de 2008

“Ninguém quer mais contratar advogado que bate de frente com o juiz”, diz especialista



Escrevi um artigo sobre o gerenciamento judicial, abortando novas técnicas para a relação do juiz com aqueles que acessam o Judiciário. O texto sairá na Revista Ritos, da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte, a ser publicada ainda este ano.

Depois da publicação do artigo, voltarei a tratar destas novas técnicas na ótica do juiz. Por enquanto, chega ao meu conhecimento um texto escrito por Lilian Matsuura, publicado no Consultor Jurídico. O artigo em referência traz algumas sugestões de Rodrigo Bertozzi, administrador especializado em escritórios de advocacia. Para este especialista, o advogado precisa adotar um novo perfil para seus escritórios; o profissional tem que dedicar-se mais aos estudos e aos seus clientes, principalmente àqueles que atraem maior receita para o escritório. Ele sugere que o "escritório organize cafés-da-manhã com os clientes e produza boletins com o que acontece dentro do escritório".

Também afirma o especialista que "ninguém quer mais contratar advogado que bate de frente com o juiz". Este é o recado de quem entende.
Bem, para quem deseja ler um livro delicioso sobre o assunto, vale a pena ler Eles os Juízes Vistos por um Advogado (Editora: Martins Fontes), de Piero Calamandrei, que custa na internet entre R$ 58,07 a R$ 73,50.
A lição mais importante é que deve haver um respeito mútuo entre juiz e advogado e não o contrário. Não mais se justificam as adversidades no tratamento entre estes dois profissionais, mas, por outro lado, não se deve negar, como diz Calamandrei em uma belíssima página, que a relação existente entre o advogado e o juiz é de "afetuosa desconfiança" (p. 213).
É interessante notar que às vezes, como diz o nosso querido jurista, as partes pensam que o juiz e o advogado participam da mesma trama (p. 190); talvez por isso seja sempre recomendável advertir que estes profissionais devem ter cuidados ao estabelecer conversas reservadas (p. 215). Já deu pra notar que a relação juiz-advogado é complicada mesmo... Sempre é preciso "discutir a relação"....

Leia o texto completo: Novo perfil do cliente obriga escritórios a mudarem também

Nenhum comentário: