terça-feira, 28 de outubro de 2008

Lampião como você nunca viu



Os juízes estão escrevendo muito e o melhor de tudo é que a produção não está limitada ao campo do direito.
Já está à venda o novo livro do Juiz potiguar Sérgio Dantas. O livro, que se chama LAMPIÃO ENTRE A ESPADA E LEI: CONSIDERAÇÕES BIOGRÁFICAS E ANÁLISE CRÍTICA, vem ao cabo de 10 anos de pesquisa em arquivos e coletas de depoimentos testemunhais. Como enfatiza o autor, "a obra que ora se publica ultrapassa os limites de uma mera biografia sobre o mais famoso dos cangaceiros", Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.
O mais interessante é que o livro não somente trata das particularidades históricas, mas faz apontamentos de ordem jurídica, proporcionando ao leitor uma compreensão do sistema legislativo e judicial da época. Só isto já paga o livro.
Recorrendo a fontes testemunhais e documentais diversas, Sérgio Dantas pretende, como diz, "apresentar uma versão verossímil da história do 'rei-do-cangaço' - totalmente desnuda de qualquer influência ideológica, da fantástica mitologia inerente ao personagem e, principalmente, do cretinismo literário que durante décadas impregnou o tema".
Este é o segundo e último trabalho que o autor escreve sobre Lampião.
Sérgio Augusto Dantas está de parabéns por mais este trabalho de valor para a compreensão da história do Nordeste e do Brasil! Agora, o juiz já anunciou que parte para outras pesquisas históricas.

Informações sobre o livro:
LAMPIÃO ENTRE A ESPADA E A LEI:
CONSIDERAÇÕES BIOGRÁFICAS E ANÁLISE CRÍTICA.
340 pgs, 66 fotos. Editora Cartgraf, Natal, 2008.

À venda, EM NATAL, nas Livrarias da rede POTYLIVROS, Cooperativa Universitária (Centro de Convivência do Campus Universitário da UFRN) e Revistaria Cultural (Nordestão da Avenida Roberto Freire.

Nenhum comentário: