sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mapa do crime? Me segura qu'eu vou dar um troço



Londres está mesma preocupada com a criminalidade. Lá chegou uma novidade que logo logo também estará sendo decantada por aqui. Falo do mapa do crime. É simples, pegamos a cidade e dividimos em áreas conforme o grau de criminalidade de cada região. Assim, o "cidadão de bem" saberá em quais locais está sofrendo mais risco de vida.
Será que isso funciona em terras tropicais? Bem, o certo que Boris Johnson, prefeito de Londres, está disponibilizando na internet o mapa do crime de londres: Http://maps.met.police.uk. Acesse! É bem legal ver aquelas áreas vermelhas, indicando que ali e não acolá há criminalidade. O slogan da prefeitura também é bem bonitinho: "working together for a safer London". O site tem um sistema de busca para você saber rapidamente se a região onde você mora é perigosa. O site também tem links para sistema de proteção de testemunhas etc. É um serviço completo. E a boa notícia é que as áreas de alta periculosidade são poucas. Em Londres... Até parece o Rio de Janeiro....
Voltando ao nosso caso, estava pensando que poderíamos explorar este mercado pioneiro. Veja que, conforme recentes estudos, acontecem no Brasil quase 10% dos homicídios do mundo. Aqui, quase 30% da população mora em favelas.



Espere aí, me segura qu'eu vou dar um troço. Já existe um mapa desses no BIG POBRE BRASIL!

Trata-se do wikicrimes.org. Vamos divulgar. É assim: se você sofreu hoje um assalto, furto, sequestro relâmpago, extorsão ou algum outro crime, basta cadastrar-se e indicar o local da infração. O mapa vai dar o índice de criminalidade e as regiões do Brasil onde acontecem mais delitos. É legal saber que na selva amazônica o nível de criminalidade é muito baixo.
A medida é muito útil; o crime organizado pode planejar onde há áreas de mercado não exploradas. Vamos voltar a esse tema antes do próximo assalto...


* O título da postagem de hoje foi uma homenagem ao poeta Waly Dias Salomão (Jequié, 1943 — 2003). O seu primeiro livro foi Me segura qu'eu vou dar um troço (1972). Que saudades dos velhos tempos. Onde está Waly?

**Hoje abrimos uma enquete sobre a funcionalidade do mapa do crime no Brasil. O que você acha?

Nenhum comentário: